13 de fevereiro de 2012

Morre o ator David Kelly de "A Fantástica Fábrica de Chocolate"


Conhecido por interpretar o Vovô Joe em "A Fantástica Fábrica de Chocolate", ao lado de grandes nomes como Johnny Depp e Freddie Highmore, o ator irlandês David Kelly morreu, aos 82 anos, no último domingo, 12 de Fevereiro de 2012, em Dublin, Goatstown, onde vivia com a esposa, após ter se sentido mal. Não foi revelada a causa de sua morte oficialmente, mas pelo que há informações - não oficiais - foi por causa de uma curta doença.


David William Kelly nasceu em Dublin, Irlanda, em 11 de Julho de 1929. Sua carreira artística começou no teatro quando tinha oito anos, especificamente em peças de William Shakespeare e algumas de Samuel Beckett.
Começou no cinema na década de 50, com o filme "O Homem Errado", de Alfred Hitchoock - mesmo que não tenha sido devidamente creditado. Suas listas de filmes não param por aí, participo de filmes muito antigos, mas que até hoje continuam famosos. Também fez Stardust - O mistério da Estrela, em 2007, de Mattehw Vaughn.
No lançamento  de " A Fantástica Fábrica de Chocolate, onde ficou mais famoso, lhe perguntaram se David Kelly pensava em se aposentar. Sua resposta foi cheia de vigor, assim: "Deus, não. Eu vou continuar segurando o roteiro até que o arrancarem das minhas frias mãos mortas".
Até hoje ele é uma das vozes mais conhecidas e rostos mais conhecidos do palco e tela irlandês. Ganhou um Prêmio Helen Hayes em 1991, para Performer Coadjuvante. Em 2005, ele ganhou o irlandês Film & Television Academy Award do Lifetime Achievement.

David foi casado com a atriz Laurie Morton - a quem ele conheceu no subúrbio de Dublin, Goatstown -, com quem viveu em Goatstown por anos, e teve dois filhos.

Kelly recebeu de Niall Toibin, que vivia com ele em Londres na juventude, durante seis meses, uma calorosa homenagem, dizendo que sempre iria recordá-lo com um sorriso."Ele era um homem divertido. Ele tinha uma visão da vida que foi ligeiramente desviada e o fazia rir o tempo todo ", o ex-Ballykissangel disse.
Também recebeu homenagem do The Times Irlandês, que se referia a ele como " o grande homem irlandes", em sua manchete.


4 comentários:

  1. Nem me lembrava mais dele. Sério, não mesmo. Afinal, já faz muito tempo que o filme saiu.
    Mas, mesmo assim, sinto muito por esta perda. Parece que ele era realmente famoso na Irlanda. E, parece mais ainda, que era um ator maravilhoso. Pela que não tive opoturnidade de acompanhar seus trabalhos. O mundo perdeu mais um de suas joias raras. Eu já vi um filme da mulher dele, só não lembro agora. Minha mãe que sabe, ela é super fã da Laurie Morton. Vou perguntar para ela qual foi o filme que vi com a mulher do David.
    Ai, se quizer, eu te conto.
    Gostei bastante da saber um pouco sobre o David, já que nunca me interessei realmente. Mas gostei mesmo.
    Kiss Alice

    ResponderExcluir
  2. Um ótivo ator, que sempre me lembrarei com carinho. Ele realmente tinha talendo. Sinto muito pela perda.
    Fará muita falta. De verdade!

    ResponderExcluir
  3. Ele era um vovô muito que do simpatico. Certamente, fara muita falta.
    Que Deus esteja com ele pelo caminho, sempre, e que cuide de sua alma.

    ResponderExcluir