10 de fevereiro de 2012

Para sempre Lilya: Resenha do filme



Título em Português: Para sempre Lilya
Título original: Lilja 4-ever
Lançamento: 2002
País de origem: Dinamarca, Suécia
Direção: Lukas Moodysson
Duração: 109 min
Gênero: Drama
Idioma: Russo, Suéco, Inglês
Legendas: Português, Inglês, Espanhol,
 


Nas primeiras cenas acompanhamos uma jovem correndo entre os carros, perturbada e com hematomas. De repente, ela pará em cima de um viaduto, com a nítida expressão de que irá se jogar. Acontece um corte repentino na cena e o filme volta três meses, apresentando-nos a vida da jovem que aparece momentos atrás, e seus motivos para ter tamanho desespero.
Lilya tem apenas 16 anos, vive em um subúrbio pobre, em algum lugar da antiga União Soviética. Sua mãe mudou-se para os Estados Unidos - com a promessa de voltar e levar sua única filha para um país mais passivo -, deixando-a sob a guarda de uma tia louca. Sem notícias da mãe e de seu novo marido, Lilya fica preocupada, porém com esperanças do retorno futuro de sua mãe.
Aos poucos suas esperanças vão se esvaindo - se, e a ilusão de uma nova vida mais digna e humana se torna mais impossível. Sem dinheiro, Lilya se vê obrigada a mudar-se para um apartamento sem eletricidade e sem água, num lugar mais afastado.


Ela nunca fora uma pessoa que sonhasse com um mundo distante daquele país, nunca tinha se questionado sobre seus conceitos sobre o modo como vivera a vida inteira; mas sua mãe plantou a semente de esperança em seu coração, quando passou pela porta, dizendo que regressaria em brevê. Sem carta, nem notícias, aos poucos Lilya tem plena consciência de que fora abandonada.
Completamente desiludida com a vida e sem dinheiro, a jovem fica completamente desesperada e desamparada. Com o apoio quase impossível de um menino de onze anos – o pequeno Volodya –, ela passa a entender o verdadeiro significado da palavra amizade.
O garoto passa a dormir em seu sofá em algumas noites que estão frias demais para se dormir sem um teto sobre sua cabeça.
Quando Lilya sai com uma colega de escola, para uma boate, seu futuro muda radicalmente. Descobre que sua amiga está a fazer programas para ganhar dinheiro, e aconselha Lilya a fazer o mesmo. A garota fica mexida, claro, mas resolve não aceitar.
No outro dia, os pais de sua amiga encontram o dinheiro nas coisas da filha. Esta, para se defender, diz que o dinheiro era de Lilya, por fazer programas.
Lilya é tachada como prostituta por todos da sua escola, mesmo dizendo que não era ela quem estava fazendo aquilo que eles diziam estar. È maltratada, humilhada e resolve abandonar a escola.
Em seguida, conhece Andrei, um rapaz que diz ser de uma família respeitada e diz que aquele não é o seu país. Convidando-lhe para sair, Andrei conquista a confiança de Lilya. Ele parece ser realmente um cara decente, já que não tentou nada contra ela.
Inevitavelmente Lilya se apaixona por Andrei, e pelas suas promessas de levá-la com ele para a Suécia. O melhor amigo de Lilya, Volodya, desconfia que tudo está acontecendo rápido demais. Ele chega a dizer que Andrei está apenas querendo transar com Lilya, mas a protagonista não dá ouvidos. Está apaixonada, afinal de contas.


O filme muda radicalmente a partir deste determinado ponto, quando Lilya chega a Suécia, encontrando seus piores pesadelos. Sua inocência é totalmente perdida quando é trancada em um quarto e obrigada a prostituição. Ela se dá conta que o encontro com Andrei não fora apenas coincidência, ele a encontrou para ser explorada sexualmente na Europa, onde a prostituição é permitida.

O filme não é de fácil digestão, por assim dizer. Relata a dura realidade que está até hoje presente na vida de crianças que nascem na antiga União Soviética, relata que país negligente e instituições governamentais de auxilio ao menor são os verdadeiros responsáveis pela situação de Lilya e de milhares de outros adolescentes.
O filme nos apresenta muitas reflexões acerca da vida, nunca forçando-nos a escolher um caminho determinado de pensamento, mais deixando-nos escolher que caminho trilar. O fato maior sobre isso é que o filme é extremamente realista, fazendo-nos enxergar o que realmente se passa no mundo de hoje. Contudo, nos ensina a dar valor na vida, uma lição de lida que levaremos para vida toda, nos fazendo enxergar coisas além dos horizontes; julgar novos conceitos sobre a vida em si. Lilya confiou em pessoas que não mereciam sua confiança, e hoje, mesmo sendo cruel, é realmente assim. Ela foi traída por todos, exceto seu pequeno e único verdadeiro amigo Volodya, o que nos faz acreditar, porém, no valor de uma verdadeira amizade.




________________________________________________

Espero que tenham gostado da indicação de hoje. Decidi escrever sobre esse assunto porque é como uma forma de protestar e demonstrar meus sentimentos. O filme é realmente bem intenso e relata coisas crueis, porém realistas. É muito triste a vida dessas crianças, e só afirma que temos sorte em ter nascido em um país melhor. Nosso país não é o melhor, mas, aos poucos, está caminhando em direção á algo melhor, está progredindo.
Gosto de ver filmes realistas, mas entendo os motivos por algumas pessoas não quererem vê-lo. Isso acaba com o mundo de fantagia que elas constróem para sí mesmas, com a realidade que elas pensam existir.
Vou ficando por aqui. Até a próxima. Não irá demorar muito, prometo.

 


4 comentários:

  1. Ai, tenho medo de ver este filme. Parece ser bem pesado. Sei bão, talvez eu não seja mais a mesma depois que ver. Melhor não ariscar.
    Mas, amei sua resenha. Você escreve muito bem. Parabéns.
    Amei ver suas opiniões, suas observações.

    ResponderExcluir
  2. Eu vi este filme na cultura, lá sempre passa filmes imperdíveis. Pena que eu apenas vi o final, isso me deixou sem entender algumas coisas, mas o filme foi maravilhoso, chorei muito no final...
    A verdade é que os homens não têm amor nas mulheres como deveriam, afinal nasceram de uma.

    ResponderExcluir
  3. Filme muito bem feito, com a história que encanta até mesmo os mais gelados. O filme, mesmo sendo legentado, é cheio de emoções, sem saber o que os personages falam, é fácil entender os sentimentos saindo de suas gargantas. Apenas de vê-la sofrer, eu sofri vendo seu horror.
    O filme vale muito á pena

    ResponderExcluir
  4. Um filme que aborta um tema cuito esquecido nos dias de hoje, que mostra tudo o que todos desejam esquecer: as coisas ruins do mundo.
    Um filme que nos faz repensar sobre muitas coisas, inclusive sobre nós mesmo. Que nos faz pensar se estamos fazendo as coisas certas ou estamos esquecendo das simples coisas da vida: o amor, principalmente; a familia e as pessoas. Ou o simples fato de vivermos.
    Indicação incrível Parabéns.

    ResponderExcluir